01/10/2015

O lápis


Qual a melhor maneira de começar a falar de desenho?

Eu não consigo pensar numa maneira melhor do com esse carinha.

  Fantástico!  Se tivesse que resumir em uma palavra o lápis de grafite, seria essa. Não existe ferramenta de desenho mais versátil, ou útil que ele.
E imaginar que , apesar de toda tecnologia atual, o lápis, que é uma simples mistura de grafite com argila numa capinha de madeira, seria ainda tão útil. Eu diria necessário. 
  Dependo dessa mistura, ele pode ser mais duro ou macio, e essa dureza vai determinar o uso. Em termos simples seria: quanto mais macio, mais escuro, e mais duro, mais "preciso".
  Essa composição é classificada como HB, onde H significa Hard (duro) e B de Black (negro).Também há quem diga que esse B vem de Blended (adj.= composto), não sei, porque quanto maior o B menos misturado ele é. 
  Quanto maior o número do "B", mais escuro , e maior "H", mais claro. Este "F" significa "fine"(fino), é tão escuro quanto o HB, mas fica bem mais afiado.
  A técnica básica de lápis é extremamente simples, com alguns passos e  prática, você fica fera.
  Qual lápis usar, em cada situação, é algo que você vai decidir sozinho, a experiência vai te ajudar. Para começar eu sugiro dois: um HB, bem no meio da tabela e o 6B, bem escuro. Eles vão te dar uma boa variação de intensidade e uma boa ideia de como ela funciona. A "família" H  tem um uso mais específico, pode experimentá-los depois. 
  A forma de segurar o lápis requer alguma atenção, isso vai garantir um bom controle do seu traço e evitar a tão temida LER (lesão por esforço repetitivo). Você vai encontrar uma forma confortável, mas não há como fugir muito da posição básica.
  Não tem nada de mirabolante. De primeira, você pode achar essa pose meio travada. Mas acredite, ela vai te garantir o melhor resultado. Para isso, aqui vão uma dicas

-1-  com a sua "mão de desenhar" vai encostar suavemente o dedo polegar sobre a ponta do dedo médio. Deixe o indicador esticado, recolha os outros dedos, alinhando com o médio. Vai ficar parecido com um "d", ou um "b", se você for canhoto.

-2- com a outra mão,segure a ponta do lápis como uma pinça usando o indicador e o polegar. Use a articulação do polegar como medida,alinhando com a ponta do lápis. Isso vai te dar uma boa distância entre a mão e a ponta.
-3- daí, é só juntar os polegares, baixar o indicador e, é claro, largar a ponta do lápis.
Não aperte, essa pegada é para desenhar, e não apunhalar alguém. 
  O resultado é mais ou menos este:  pulso reto, visão da ponta do lápis, e o mais importante mão afastada do papel. 
Esta postura além do que já falei, evita também que você suje o papel com a gordura e a umidade da mão e espalhe o grafite que já está no papel, fazendo uma lambança federal. Aproveitando, sempre lave as mãos, antes mesmo de pegar no papel.
  Como disse esta postura de mão não é uma regra, mas se praticá-la, não leva tempo para acostumar, verá que os resultados são ótimos.


  Agora, chega de papo e vai rabiscar! 

6 comentários:

  1. Parabéns, Vlad! Excelente postagem!! Esse blog vai ser muito inspirador para todos! abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela gentís palavras, espero realmente ajudar.

      Excluir
  2. Vou convidar alguns amigos para conhecer seu blog, posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, na verdade deve! rs.
      Ficaria muito feliz! Quanto mai gente, melhor.

      Excluir
  3. Vou convidar alguns amigos para conhecer seu blog, posso?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Vlad! Excelente postagem!! Esse blog vai ser muito inspirador para todos! abraços!

    ResponderExcluir